Publicado em: 09/08/2022 15:40:05
A 6ª edição tem como temática: Currículo Escolar: as diferenças culturais e a diversidade que emerge no cotidiano
O presente número da Revista Culturas & Fronteiras abre espaço para a publicação do Dossiê: Currículo escolar: as diferenças culturais e a diversidade que emergem no cotidiano, o qual parte do pressuposto de que o currículo é um artefato sociocultural e um “espaço-tempo de fronteiras culturais”. Sendo um campo de escolhas subjetivas, institucionais e políticas em torno das finalidades da educação, o Currículo não pode se manter inerte ante as peculiaridades da contemporaneidade. Nesse sentido, é tarefa da escola, realizar um Currículo que possa mediar os conflitos e as violências decorrentes do convívio com as diferenças e a diversidade, tornando-se um espaço fronteiriço de trocas e intercâmbios culturais, que valorize a alteridade e reconheça o valor positivo das diferenças. Ações direcionadas à diversidade cultural e a interculturalidade precisam ser desenvolvidas com base nas orientações legais que regem o sistema educacional.
O Currículo deve desenvolver nas pessoas, atitudes proativas de empatia e de respeito diante das diferenças e da diversidade, uma vez que não basta o reconhecimento inerte da pluralidade como marca constitutiva da contemporaneidade, torna-se necessário criar estratégias para que se desenvolvam diálogos interculturais, de modo que as identidades e as culturas possam se abrir às provocações e contribuições mútuas.
Este Dossiê Temático tem como objetivo promover um debate crítico acerca do Currículo e seu compromisso com a afirmação de direitos pautados na igualdade e nas diferenças, a partir da criação de oportunidades iguais para todas as pessoas e estratégias diferentes para cada uma delas.
Essa edição teve como organizadoras a Prof.ª Dra. Márcia Maria Rodrigues Uchôa e a Prof.ª Ma. Pricila Suarez Carvalho.
Para acessar a edição clique no link: https://periodicos.unir.br/index.php/culturaefronteiras
Fonte: GEIFA